quarta-feira, 8 de julho de 2009

Projeto Inteligência Musical



Uma nova proposta para a educação do futuro!



Ritmo, educação, linguagem musical, é a mais nova experiência da Escola Estadual Francisco Antonio de Brito com a criação do Projeto Inteligência Musical, que traz para o alunado a chamada teoria das inteligências múltiplas, tão discutida pelo teórico Edgar Morin. Desse modo, o aluno que tem dificuldade em Matemática ou outra disciplina, pode ser um gênio musical. A Escola vislumbrou a necessidade de trazer a música para dentro do seu espaço, instalando uma sala de música que comporta 07 alunos por aula, sendo um total de 175 alunos contemplados até o momento, com aulas de violão, ministradas pelo instrutor Rafael Silva, em horários opostos às aulas normais. Os instrumentos foram adquiridos com recursos do PDE. (Programa de Desenvolvimento da Educação). Com o Projeto Inteligência Musical, a Escola objetiva oferecer educação de qualidade com o propósito de cultivar a harmonia no indivíduo. Já está comprovado que o ensino musical é de grande relevância para o bom desenvolvimento dos alunos porque mexe simultaneamente com os dois hemisférios do cérebro (o esquerdo que é mais ligado à criatividade, à língua e às artes, enquanto o direito às ciências exatas; desenvolvendo também o sentido de concentração, resultando que a música é uma linguagem importantíssima para as crianças e os adolescentes. Também já é sabido que os estudantes que têm contato com a música apresentam um rendimento melhor e mais satisfatório em todas as disciplinas.
O projeto propõe ainda, a interação social, o reconhecimento de valores pautados no respeito às aptidões, a descoberta de talentos, a valorização do indivíduo, a dignidade, criando cidadãos éticos. A música tem o poder de ampliar horizontes, bem como despertar a sensibilidade e a consciência da disciplina.
Diante dos altos índices de violência e da tão desgastante evasão escolar, a Escola Estadual Francisco Antônio de Brito, busca através deste projeto, formar homens e mulheres criativos, livres e comprometidos com a paz que é ofertada pelo som de acordes musicais. A direção da Escola oferece aos seus alunos a oportunidade da terapia musical, onde eles podem extravasar seus anseios, suas dores, seus sonhos, e conhecer seus potenciais. O violão neste momento passa a ser o seu livro. O projeto contempla crianças e adolescentes carentes, que muito pouco ou quase nada tem, por isso merecem que a Escola lhes abra horizontes.
Nivaldo Moreira

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